Skip to content

Regulamentos

REGULAMENTO TAÇAS DACP

As taças serão denominadas como:

  • TAÇA DACP.
  • TAÇA JOVEM DACP.
  • TAÇA GRANDE CAMPEÃO.
  • TAÇA GRANDE VETERANO.

É um campeonato organizado pelo Dogue Alemão Clube de Portugal (DACP), terá uma periodicidade anual e rege-se pelos seguintes critérios:

1º O DACP atribui os títulos “TAÇA DACP”, “ TAÇA JOVEM DACP”, “TAÇA GRANDE CAMPEÃO DACP” e “TAÇA GRANDE VETERANO DACP” aos exemplares juniores e adultos que obtiverem a maior pontuação na soma de 5 das seguintes exposições:

  • Monográfica Nacional DACP
  • Mostras DACP (s/cac)
  • Especializadas DACP (c/cac)
  • Exposições Especiais da Raça (c/cac)

 Para um campeonato será contabilizado os resultados obtidos no período compreendido entre o dia 1 de Janeiro e o dia 31 de Dezembro desse ano.

 Para que os pontos possam ser contabilizados é necessário que os exemplares tenham participado em pelo menos três das seguintes provas:

“Monográfica Nacional “, “Especializadas” ou “Mostras”

Estão isentos do ponto 3 os exemplares inscritos na classe veteranos, não tendo por isso mínimo de provas a participar.

 Só serão contabilizados os pontos dos exemplares que tenham obtido a classificação de Excelente quando concorrem em classe júnior, intermédia, aberta ou campeão e a classificação de Muito Bom quando concorrem na classe cachorro, em pelo menos uma das seguintes exposições: “Monográfica Nacional “ ou “Especializadas da raça” desse ano.

A classificação obtida pelos exemplares, será a seguinte: 

Classificação

Monográfica Nacional

Mostra Especializada S/CAC

Especializada C/CAC

Especial de Raça

Melhor exemplar

(Por côr)

13

11

11

—————-

Melhor exemplar do sexo oposto (Por côr)

10

9

9

—————-

1º Exc

Classe, Campeões, Aberta, Intermédia, Jovem e Veteranos

9

7

7

5

Exc 

Classe, Campeões, Aberta, Intermédia, Jovem e Veteranos

7

5

5

3

1º MB

Cachorro ou Bébé

4

3

3

2

MB

Cachorro ou Bébé

3

2

2

1

 As pontuações não são acumuláveis em cada exposição, sendo considerada apenas a classificação mais alta obtida pelo exemplar.

a) Todo o exemplar que durante o ano transitar da classe júnior para a classe intermédia ou aberta, fará automaticamente a transição dos seus pontos, no entanto caso pretenda concorrer apenas na TAÇA JOVEM e manter a pontuação, prescindindo da obtida em adulto, deverá informar a DACP por escrito dessa pretensão até a realização da 1ª prova em que participa como adulto. Uma vez feita a escolha pela TAÇA JOVEM não será permitido voltar atrás na decisão.

  1. b) Todo o exemplar que durante o ano se consagre Campeão Nacional, fará automaticamente a transição dos seus pontos para a taça Gr.Ch.DACP, no entanto caso pretenda concorrer apenas na TAÇA DACP e manter a pontuação prescindindo da obtida em classe campeões, deverá informar o DACP por escrito dessa pretensão até a realização da 1ª prova em que participa na classe Campeões.

 Os pontos atribuídos aos exemplares que participarem em classe Cachorro serão contabilizados na TAÇA JOVEM DACP, se o exemplar se inscrever pelo menos uma vez na classe Júnior durante o ano em que decorre o concurso.

9º Em caso de igualdade de pontos no apuramento final, serão atribuídos prémios a ambos os exemplares.

10º Para a TAÇA GRANDE CAMPEÃO DACP (Gr.Ch.DACP), concorrem todos os exemplares que :

 Tenham títulos de campeões homologados pela FCI.

Qualquer exemplar que seja inscrito na sua primeira prova do calendário DACP, em classe campeão, passa imediatamente a disputar o título Gr.Ch.DACP

 Este título não é acumulável com o título da taça DACP

 O sistema de pontuação mantém-se igual mas concorre em grelha separada

11º Serão atribuídos anualmente 40 títulos, designadamente:

– Vencedor TAÇA DACP – Dourado, Tigrado, Azul, Preto, Arlequim e Merle Macho e Fêmea.

– Vencedor TAÇA JOVEM DACP – Dourado, Tigrado, Azul, Preto, Arlequim e Merle Macho e Fêmea.

– Vencedor TAÇA GRANDE CAMPEÃO DACP – Dourado, Tigrado, Azul, Preto, Arlequim e Merle Macho e Fêmea.

– Vencedor TAÇA GRANDE VETERANO DACP – Dourado, Tigrado, Azul, Preto, Arlequim e Merle Macho e Fêmea.

12º Todo o exemplar que concorrerem à Taça DACP, Taça Grande Campeão e Taça Jovem DACP, deverão apresentar no prazo de 120 dias após o término do campeonato os exames de displasia de anca e cotovelo. No caso de exemplares que concorram à “Taça Jovem” e que após o término do prazo previsto para apresentação de exames não tenham completado 18 meses, não terão que o fazer e serão automaticamente proclamados vencedores da “TAÇA JOVEM DACP”. Os exemplares que concorrem a “TAÇA GRANDE VETERANO” não têm que apresentar exames.

13º Os troféus serão entregues na Exposição Monográfica Nacional do ano seguinte, em caso de alteração a este ponto todos os participantes serão informados atempadamente.

14º As exposições seleccionadas terão como critério a relação do Juiz com a raça.

15º O DACP poderá retirar uma prova do calendário do ano em curso, caso o juiz tenha sido alterado ou este não esteja dentro do critério do ponto 14º.

16º O DACP poderá ter que alterar o critério 3, se não se realizarem o número mínimo de provas exigidas por motivos de força maior. (ex: não realização de exposições ou proibição de as realizar).

17º Os resultados serão divulgados nas publicações do Dogue Alemão Clube de Portugal nomeadamente no site www.dacp.pt.

18º Se um exemplar se encontrar isolado no campeonato e, em caso de morte ou outro motivo de força maior, não puder participar nas provas mínimas obrigatórias, desde que devidamente justificado pelo veterinário e desde que não exista concorrência, após apreciação da direcção do DACP dos fundamentos, o titulo poder-lhe-á ser atribuído.

19º Os casos omissos serão resolvidos em reunião de direção do DACP.

Regulamentos aprovados em assembleia geral de 11 de Dezembro de 2024

REGULAMENTO DOGUE DO ANO

É um campeonato organizado pelo Dogue Alemão Clube de Portugal (DACP), que terá uma periodicidade anual e rege-se pelos seguintes critérios:

1º O DACP atribui o título “Dogue Alemão do Ano”, aos exemplares jovens e adultos que obtenham a maior pontuação na soma de 5 das seguintes exposições:

    – Monográfica Nacional

    – Especializadas

    – Mostras

    – Especiais da Raça

2º Para este campeonato serão contabilizados os resultados obtidos no período compreendido entre o dia 1 de Janeiro e o dia 31 de Dezembro desse ano.

3º Só serão contabilizados os pontos dos exemplares que tenham participado em pelo menos três das seguintes provas:

 “Monográfica Nacional “, “Especializadas” ou “Mostras”

4º Só serão contabilizados os pontos dos exemplares que tenham obtido a classificação de Excelente quando concorrem em classe Jovem, Intermédia, Aberta ou Campeão.

A classificação obtida pelos exemplares, será a seguinte:

Evento

Classificação

Monográfica

Nacional

Monográfica Especializada

Exposição Especial da Raça

BIS

12

10

5

R-BIS

10

8

 

BOB

8

6

BOS

6

4

BIS JOVEM

6

4

R-BIS JOVEM

5

3

1º Grupo II

5

2º Grupo II

4

3º Grupo II

3

1º Jovem promessa Macho/Fêmea

3

2º Jovem promessa Macho/Fêmea

2

3º Jovem promessa Macho/Fêmea

1

BIS da exposição onde foi inserida a Especial

10

 

5º As pontuações não são acumuláveis em cada exposição, sendo considerada apenas a classificação mais alta obtida pelo exemplar.

6º Os pontos atribuídos aos exemplares que participarem em classe Cachorro serão contabilizados, se o exemplar se inscrever, pelo menos, uma vez na classe Jovem durante o ano em que decorre o concurso.

7º Em caso de igualdade de pontos no apuramento final, define-se o vencedor, o exemplar segundo os seguintes critérios de desempate, aquele:

  1. a) Pontuado em mais provas;
  2. b) Com mais presenças.
  3. c) Mais jovem.

8º Serão atribuídos anualmente 3 títulos, designadamente:

                                – DOGUE DO ANO (yyyy) – 1º CLASSIFICADO

                                – DOGUE DO ANO (yyyy) – 2º CLASSIFICADO

                                – DOGUE DO ANO (yyyy) – 3º CLASSIFICADO

9º Só serão homologados os títulos aos exemplares que, até 120 dias após o termino do campeonato, apresentem exames de displasia de anca e cotovelo.

10º  Os troféus serão entregues na Exposição Monográfica Nacional do ano seguinte, em caso de haver qualquer alteração na data de entrega, será atempadamente, comunicado aos concorrentes.

11º O DACP poderá retirar provas do calendário do ano em curso, caso o juiz tenha sido alterado e este não esteja dentro dos critérios das provas do DACP.

12º Os resultados serão divulgados nas publicações do Dogue Alemão Clube de Portugal, nomeadamente, nas redes sociais e no site www.dacp.pt.

13º Os casos omissos serão resolvidos em reunião de direcção do DACP.

Regulamentos aprovados em assembleia geral extraordinária de 11 de Dezembro de 2024

REGULAMENTO GRUPO DE CRIADOR

É um campeonato organizado pelo Dogue Alemão Clube de Portugal (DACP), que terá uma periodicidade anual e rege-se pelos seguintes critérios:

1º O DACP atribui o título “MELHOR CRIADOR DACP”, aos expositores que concorram na classe de “Grupo de Criador” que obtenham a maior pontuação na soma das seguintes exposições:

            Monográfica Nacional DACP

            Mostras DACP (s/cac)

            Especializadas DACP (c/cac)

            Exposições Especiais da Raça (c/cac)

2º Para este campeonatos serão contabilizados os resultados obtidos no período compreendido entre o dia 1 de Janeiro e o dia 31 de Dezembro desse ano.

3º Só serão contabilizados os pontos dos exemplares que tenham participado em pelo menos duas das seguintes provas:

 “Monográfica Nacional “, “Especializadas” ou “Mostras”

4º O grupo de criador é constituído no mínimo por 3 e no máximo por 5 exemplares da mesma variedade que pertençam ao mesmo afixo e que estejam inscritos nas exposições, não podendo ser constituído no entanto por exemplares que tenham concorrido em classe de bebé.

 5º Só poderão concorrer criadores que tenham feito, antecipadamente, a sua inscrição nesta prova e cujo nome conste no catálogo.

A pontuação obtida pelos grupos de criadores será a seguinte:

                                   Evento

  Classificação

Monográfica

Nacional

Especializada/

Mostra

Especial

1ª classificado

10

5

5

2º Classificado

7

3

3

3º classificado

5

2

2

6º Os pontos não são acumuláveis na mesma exposição, sendo considerada apenas a pontuação mais alta conseguida quando o criador se faz representar por mais que um grupo.

7º Em caso de igualdade de pontos no apuramento final, será atribuído o prémio ao criador melhor classificado na Monográfica Nacional.

8º Será atribuído anualmente 1 título, designado:

       – MELHOR CRIADOR DACP / (ano)

9º  Os troféus serão entregues na Exposição Monográfica Nacional do ano seguinte, qualquer alteração a data de entrega será atempadamente comunicada aos concorrentes.

10º O DACP poderá retirar provas do calendário do ano em curso, caso o juiz tenha sido alterado e este não esteja dentro dos critérios das provas do DACP.

11º Os resultados serão divulgados nas publicações do Dogue Alemão Clube de Portugal nomeadamente nas redes sociais e no site www.dacp.pt.

12º Os casos omissos serão resolvidos em reunião de direção do DACP.

Regulamento aprovado em assembleia geral de 11 de Dezembro de 2024

REGULAMENTO CAMPEÃO DO CLUBE

É um troféu atribuído pelo Dogue Alemão Clube de Portugal (DACP) a machos e a fêmeas, em cada uma das suas 6 cores, a exemplares que na Monográfica Nacional tenham sido proclamados “Vencedores do Clube” e que cumpram os requisitos necessários.

Os títulos a atribuir são:

  • Campeão Jovem do Clube.

São requisitos para a atribuição do título “Campeão Jovem do Clube”

  • Ser 1º Exc – CCJ na classe Júnior do respectivo sexo, ter sido “Vencedor Jovem do Clube” na monográfica Nacional.
  • Será homologado o título de “Campeão Jovem do Clube” depois do exemplar apresentar testes de displasia de anca e cotovelo, 120 dias após ter completado 18 meses.
  • Se a entrega de prémios por parte do DACP for antes do exemplar completar os dias necessários no parágrafo acima, o exemplar será proclamado “Campeão Jovem do Clube” mesmo sem os exames.

 

  • Campeão do Clube

São requisitos para a atribuição do título “Campeão do Clube”

  • Ter a classificação de 1º Exc na sua classe e ser o melhor exemplar adulto do respectivo Sexo (disputado entre os exemplares das classes intermédia, aberta e campeão) e ter sido proclamado “Vencedor do Clube” na monográfica Nacional.
  • Será homologado o título de “Campeão do Clube” depois do exemplar apresentar testes de displasia de anca e cotovelo até 120 dias após completar 18 meses ou o mesmo tempo após ser proclamado vencedor do DACP.

 

  • Campeão Veterano do Clube

São requisitos para a atribuição do título “Campeão Veterano do Clube”

  • Ter a classificação 1º Exc na Classe Veteranos do respetivo sexo.

 

  • Esperança DACP.

São requisitos para a atribuição do título “Esperança DACP”

  • Ser 1º MB – na classe bebe do respetivo sexo

 

  • Promessa DACP.

São requisitos para a atribuição do título “Promessa DACP”

  • Ser 1º MB – na classe Cachorro do respetivo sexo

 

Os troféus, CAMPEÃO do CLUBE e CAMPEÃO JOVEM do CLUBE serão entregues na Exposição Monográfica Nacional do ano seguinte, os troféus ESPERANÇA DACP e PROMESSA DACP serão entregues na respetiva Monográfica Nacional.

Em caso de haver qualquer alteração na data de entrega, será atempadamente, comunicado aos participantes.

Os resultados serão divulgados nas publicações da Associação Dogue Alemão Clube de Portugal, nomeadamente, nas redes sociais e no site www.dacp.pt

Os casos omissos serão resolvidos em reunião de direcção do DACP.

Regulamentos aprovados em assembleia geral extraordinária no dia 11 de Dezembro de 2024.